terça-feira, 5 de outubro de 2010

MINHA VIDA EM ITAUÇU

                                        
               Eu nasci em Inhumas e mudei para Itauçu ainda com 12 anos, na década de 60, nesta época existia aqui por volta de 4 mil habitantes, ainda não existia televisão, as programações como novelas e futebol eram transmitidas pelo rádio, as novelas começavam às 6 horas da tarde, uma delas se chamava "Jerônimo: o rei do sertão".
               Eu estudei os 16 anos no colégio Instituto Cristo Rei, conhecido antigamente como "´Colégio das Freiras". Lá, a educação era muito boa.
               Nas décadas seguintes de 70 e 80 surgiu no Brasil a televisão e o telefone, a minha família foi uma das primeiras de Itauçu a possuir a TV e o telefone, era uma festa.
               A diversão aqui era muito boa, diferente da de hoje, tinha até cinema, futebol, os bailes no GREI e o Bar do Moreno era onde os jovens iam para conversar, dançar e se divertir, era muito bom,  fazíamos teatro também.
               Nos anos 60 passou um avião a jato que deixava um rastro de fumaça no céu e assustou toda a população de Itauçu, homens, mulheres e crianças corriam para todos os lados e diziam que o mundo iria acabar.
               O meu pai foi um dos primeiros a ter um Jipe em Itauçu por isso eu comecei a dirigir com 12 anos, era meio que escondido da polícia, pois a segurança era um pouco fraca.
               Muitas pessoas jogavam truco e canastra, o meu pai quando ficava nervoso no jogo, juntava o baralho de caixeta que naquela época era muito difícil de rasgar e rasgava todas as cartas de uma só vez, todo mundo tinha medo dele.
               Itauçu era bem calmo, a segurança era até boa, mas como não tinha bandidos e nem maconheiros, a polícia nem andava nas ruas.
               Quando tinha festa a cidade inteira participava, era muito bom.
               Os tempos de hoje é bem diferente, a cidade tem 9 mil habitantes e não tem diversão para os jovens. A feirinha, a festa das barraquinhas e a do peão é que atrai os jovens.
               Fiquei pouco tempo em Itauçu, me mudei em 73 para Goiânia, mas vinha sempre ver meus amigos, gosto tanto de Itauçu que em 2009 me mudei para cá de novo.

Entrevista com João de Faria Netto - 60 idade
Aluna: Isabella Rezende de Faria
Professora Responsável: Vânia Marcório

Nenhum comentário:

Postar um comentário