terça-feira, 5 de outubro de 2010

Itauçu há 40 anos atrás

             Quando eu era menina a vida passava devagar. As famílias ficavam em casa à noite, faziam ou recebiam visitas. Quase ninguém possuia televisão. Todo mundo ouvia as notícias e músicas pelo rádio.
             Na rodovia o movimento era pouco. Dentro da cidade podia-se contar os carros e bicicletas. Ainda havia os carros de boi e a carroça era o principal meio de transporte de quem vivia na zona rural.
             A cidade ainda não era asfaltada. As ruas eram cheias de cascalho. No final da década de 60 foi construída a atual sede da prefeitura, que chamou a atenção dos moradores pela sua arquitetura.
             O hospital era lá perto da igreja, tudo muito simples. Tinha uma igrejinha antiga onde hoje é o salão comunitário. A escola Instituto Cristo Rei o Colégio de Itauçu eram dirigidos por freiras, a educação era de ótima qualidade.
             O ponto de encontro dos jovens era o GREI, onde se reuniam nos bailes, nas gincanas escolares. O desfile no dia do aniversário da cidade (11 de outubro) era uma das principais festas da cidade, os carros alegóricos eram muito criativos e lindos.
             O comércio daquela época eram os armazéns e lojas de tecidos.
             As crianças brincavam livres nas ruas e nos quintais e jovens se reuniam para brincar de roda.

Pesquisa feita com Dirce Fernandes de Lima - 53 anos

Aluno: Andrew F. Fernandes de Carvalho
Professora: Vânia Rodrigues Marcório

Um comentário: