terça-feira, 5 de outubro de 2010

MEMÓRIAS: HISTÓRIAS DE ITAUÇU


              Meu nome é Jerônimo de Paula Ribeiro, tenho 93 anos, nasci no ano de 1917.
E das muitas histórias que já vivi, uma que marcou muito a minha vida foi quando eu vim de São Paulo para Itauçu no ano de 1939.
              Vim de trem até chegar no fim da linha em Minas Gerais, de lá para cá, gastei vários dias, quase dois meses de viagem no lombo de um cavalo, trazendo minha bagagem num carro de boi.
              Quando eu cheguei em Itauçu, e nessa época, ainda se chamava Catingueiro Grande, Itauçu parecia uma fazenda com umas cinco ou seis casas, quase ninguém na cidade.
              Itauçu servia de pouso para vários tropeiros, como naquele tempo tinha muito pasto os tropeiros deixavam seus animais pousarem lá.
              Com o passar dos anos e também depois da chegada de várias outras famílias, Itauçu foi crescendo.
              Vieram para cá várias famílias, principalmente de baianos, paulistas e mineros.
              E também naquele tempo as pessoas começaram a plantar café, trazidas por Manoel Lino, pai da minha mulher com quem tive 13 filhos. No ano de 1948 a cidade deixou de ser chamar Catingueiro Grande para se chamar Itauçu.
              Depois lá pelos anos 60, a cidade foi toda asfaltada.
              Itauçu, tinha e tem muitas festas, nas quais as pessoas se divertiam muito.
              As festas juninas, circos leilões, tinha até banda de música e grupos de catira, sempre eram muito divertidas, as pessoas dançavam até amanhecer o dia.
              Eu me mudei várias vezes, mas sempre volto, porque eu considero Itauçu a minha cidade natal.
Itauçu é uma ótima cidade de se morar, tranquila, calma, uma das poucas cidades que ainda preservam sua cultura tão fielmente.
              Criei todos os meus filhos, netos e bisnetos aqui, porque eu sei que Itauçu é confiável.
              Até hoje vejo meninos brincando de bola na rua, velhos jogando dama na praça, namorados tomando sorvete sentados nos bancos das praças.
              Comprei uma chácara, e hoje vivo muito bem.
              Fiz minha vida em Itauçu, e não me arrependo nem um pouco, do dia que saí lá de São Paulo para vir para cá.
              E agradeço de coração todos os itauçuenses que me acolheram aqui.
              Obrigado!

                                                                                     Jerônimo  de Paula Ribeiro


Texto da Aluna Laura Lino Ribeiro
Professora Responsável: Maria Ilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário