terça-feira, 21 de junho de 2011

PROJETO GESTÃO DEMOCRÁTICA

IDENTIFICAÇÃO


Nome do Candidato: Aldo Teodoro de Campos
Cargo: PIV
Matrícula Funcional: 64005311
Unidade Escolar: Colégio Estadual de Itauçu
Endereço: Rua 05 esq. c/ 10 nº 311 Setor Cruzeiro do Sul
Níveis de ensino: Fundamental (2º fase) e Médio
Localização: Urbana
                                                APRESENTAÇÃO

Este projeto de Gestão Escolar, é fruto de anos de experiência como docente. Mas é também resultado de diversas sugestões recebidas dos alunos, pais, funcionários e colegas professores.
Apresentando a minha proposta de trabalho, procurei definir como clareza e precisão o que pretendo realizar durante o período de minha Gestão Escolar no Colégio Estadual de Itauçu. E para tal, um objetivo tem norteado este projeto de Gestão Escolar, que é a fundamentação das atividades técnico-pedagógicas e administrativas, dentro de uma ação verdadeiramente participativa, democrática, visando a melhoria e o desenvolvimento da escola como um espaço privilegiado de desenvolvimento integral do educando.


JUSTIFICATIVA

Este projeto de Gestão participativa, só se justifica tendo em vista, o engajamento de toda a comunidade escolar. Entende-se a comunidade de um ponto de vista mais amplo, como professores, funcionários da escola, alunos, pais de alunos e toda a sociedade civil organizada.
Será por assim dizer, um trabalho colegial, ou seja, de gestão verdadeiramente inclusiva e democrática.


OBJETIVOS

A escola é uma instituição que tem objetivos claramente definidos: preparar as novas gerações para se integrar na sociedade de maneira crítica e produtiva.
Assim, o foco da escola, sua razão de ser, e o sucesso do aluno, é medido pelo domínio de conteúdos, pela aquisição de habilidades, pela incorporação de valores no tempo previsto. Nesse processo de ensinar e aprender, vários fatores estão envolvidos: alunos, pais e comunidade. Há uma teia de relações entre essas pessoas em torno de parâmetros curriculares e de desempenho e elas ocorrem em um ambiente físico, como provisão dos materiais necessários para o desenvolvimento das atividades de ensino aprendizagem que, sem equacionadas e administradas, podem levar a uma maior qualidade dos resultados.
É aqui que se fundamenta e se objetiva esse projeto de Gestão Participativa e Democrática, na coordenação e articulação transparente de todas essas provisões humanas e materiais.


METAS

Para dar continuidade a atual Gestão, cujo trabalho tem sido realizado com dedicação e seriedade, tendo as seguintes propostas:
*      Melhorar o sucesso escolar ao nível de aprendizagem
*      Diminuir as taxas de evasão escolar
*      Diminuir as taxas de reprovação
*      Melhorar a disciplina e aprendizagem
*      Promover limpeza constante do exterior e interior da escola.
*      Incentivar novos talentos na música, teatro, dança, pintura, desenho, produção de texto, etc.
*      Acompanhar ação do PDE
*      Buscar parcerias para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem do educador e educando.
*      Motivar o trabalho do corpo docente e funcionários da escola incentivando a busca de aperfeiçoamento na sua área de trabalho.
*      Levar a oração e firmeza na crença em Deus Pai (não importando o credo religioso)
*      Apoiar e incentivar atividades nas datas comemorativas
*      Valorizar e apoiar as atividades de iniciativas ambientais e de preservação da natureza
*      Cobrar junto aos órgãos competentes, a quadra coberta para as aulas de Educação Física
*      Participar de eventos comemorativos de nossa cidade
*      Ter encontros com professores
*      Ter encontros com pais de alunos
*      Distribuir a carga horária procurando respeitar a formação específica de cada profissional
*      Fortalecer o processo de inclusão no colégio, dando apoio e acompanhando a sala de recursos, a professora de recursos e os professores de apoio;
*      Fazer a faxina geral nas dependências da unidade escolar quando houver necessidade
*      Manter a ordem, a disciplina e os valores cívicos e morais no Colégio
*      Cursos de formação para professores e funcionários da unidade escolar
*      Escolher representantes de turmas obedecendo a critérios de responsabilidade e disponibilidade
*      Divulgar o PDE e acompanhar as execuções das ações
*      Continuar as festividades como datas comemorativas (dia das mães, dos pais, do estudante, folclores, do professor...)
*      Promover eventos culturais
*      Formar grupos de acordo com as aptidões de cada um como teatro, dança, poesia, jogos, coral.
*      Ampliar as atividades da feira de Ciências
*      Reativar a horta do Colégio para melhorar ainda mais a merenda dos nossos alunos
*      Melhorar a jardinagem da escola
*      Continuar melhorando e modernizando a sala de informática
*      Adquirir uma fotocopiadora para o trabalho dos professores
*      Nas datas comemorativas de maior importância para o país, estado e escola serão envolvidos na articulação e preparação dos eventos, os profissionais das áreas específicas
*      Fortalecer a interação entre escola, comunidade e outras instituições religiosas políticas e sociais
*      Dar continuidade a melhoria da biblioteca
*      Lutar pela implantação do laboratório de línguas
*      Conscientizar os alunos sobre a importância da contribuição escolar
*      Apoiar as organizações estudantis e sua participação em toda a esfera da escola
*      Zelar e conscientizar os alunos sobre a importância de preservar o patrimônio material e cultural da escola
*      Incentivar a participação de alunos e professores aos concursos culturais dentro e fora da escola
*      Em parceria com os alunos, professores e patrocinadores, criar o Jornalzinho da Colégio
*      Manter em arquivo da escola, todas as normas coercitivas emanadas das autoridades superiores
*      Manter a recuperação paralela
*      Elaborar boletim informativo e gráfico de desempenho relacionado ao processo de avaliação e resultados.
*      Realizar conselhos de classe
*      Observar rigorosamente os momentos coletivos na escola como espaço de inteiração entre a escola e a comunidade
*      Em parceria com a Prefeitura e o Banco Itaú, promover palestras, passeatas e estandes sobre o dia Mundial do Meio Ambiente
*      Dar continuidade às festas Juninas, com meio de preservação do folclores e da religiosidade popular
*      Em parceria com a prefeitura, com os conselhos de segurança, tutelar e a maçonaria, realizar palestras contra o alcoolismo, o tabagismo, as drogas e as doenças sexualmente transmissíveis
*      Incentivar o esporte e lazer na escola, respaldando os trabalhos dos professores de Educação Física
*      Pedir via oficio, o apoio da segurança local, a presença de policiais no início e término das aulas no Colégio.


ESTRATÉGIAS

Ao tomarmos posse da direção do Colégio Estadual de Itauçu, eu e minha equipe, pretendemos realizar preliminarmente um encontro, com professores, funcionários,representantes de pais, alunos e o Conselho Escolar, para trocarmos idéias e trocarmos prioridades e metas. Tudo isso será feito, tendo como suporte os Parâmetros Curriculares e as metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Escolar – P.D.E.
Depois de termos, trocado idéias, prioridades e metas, juntamente com a coordenação pedagógica, elegermos equipes de professores e funcionários responsáveis pela articulação de cada atividade em suas respectivas áreas. A direção conjuntamente com a coordenação estará sempre dando suporte e monitorando os resultados.
Os professores de acordo com suas áreas e séries, depois de terem diagnosticado as dificuldades e desafios enfrentados no ensino aprendizagem, tendo já traçado idéias, definido prioridades e metas, juntamente com a coordenação pedagógica, passarão a elaborar juntos, reunidos ainda por área e série o PAPE, um pequeno projeto comum de ação conjunta. A finalidade deste é sanar as dificuldades e deficiências de aprendizagem dos alunos diagnosticadas anteriormente em reunião conjunta. Lembrando que esse pequeno projeto coletivo tem por foco o aluno visando resultados.
O diálogo com a comunidade, através do Conselho Escolar e com o sistema representado pela Secretaria Regional de Educação – S.R.E, será uma constante desta Gestão.
Para estarmos sempre discutindo, avaliando e reavaliando, propondo meios mais adequados de atingirmos a nossa meta em prol do aluno e de uma escola aberta, democrática e participativa.
Sendo este um “Projeto”, ele está aberto, pronto a ser alterado tendo em vista os imprevistos e as necessidades da comunidade escolar.

AVALIAÇÃO

Baseado na proposta inicial, de que a Escola é uma responsabilidade de todos sem deixar de destacar, o papel da Equipe Gestora, nós estaremos sempre avaliando os nossos desempenhos através dos espaços e ferramentas, digo: momentos coletivos, conselho escolar, reunião bimestral com os pais nas ocasiões de entregas de notas e boletins, e nos encontros e reuniões constantes entre a equipe gestora.
Cabe lembrar também, que bimestralmente, os professores em suas respectivas áreas e séries estarão reelaborando o projeto de Ação Pedagógica Específico (PAPE), ocasião oportuna para se avaliar o conjunto da escola.

CRONOGRAMA

Todas as estratégias e metas serão realizadas anualmente, porém serão revistas bimestralmente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GUIA DE ESTUDOS: CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES, Juiz de Fora: CAEd UFJF, 2011, volume único.





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