IDENTIFICAÇÃO
Nome do Candidato: Aldo Teodoro de Campos
Cargo: PIV
Matrícula Funcional: 64005311
Unidade Escolar: Colégio Estadual de Itauçu
Endereço: Rua 05 esq. c/ 10 nº 311 Setor Cruzeiro do Sul
Níveis de ensino: Fundamental (2º fase) e Médio
Localização: Urbana
APRESENTAÇÃO
Este projeto de Gestão Escolar, é fruto de anos de experiência como docente. Mas é também resultado de diversas sugestões recebidas dos alunos, pais, funcionários e colegas professores.
Apresentando a minha proposta de trabalho, procurei definir como clareza e precisão o que pretendo realizar durante o período de minha Gestão Escolar no Colégio Estadual de Itauçu. E para tal, um objetivo tem norteado este projeto de Gestão Escolar, que é a fundamentação das atividades técnico-pedagógicas e administrativas, dentro de uma ação verdadeiramente participativa, democrática, visando a melhoria e o desenvolvimento da escola como um espaço privilegiado de desenvolvimento integral do educando.
JUSTIFICATIVA
Este projeto de Gestão participativa, só se justifica tendo em vista, o engajamento de toda a comunidade escolar. Entende-se a comunidade de um ponto de vista mais amplo, como professores, funcionários da escola, alunos, pais de alunos e toda a sociedade civil organizada.
Será por assim dizer, um trabalho colegial, ou seja, de gestão verdadeiramente inclusiva e democrática.
OBJETIVOS
A escola é uma instituição que tem objetivos claramente definidos: preparar as novas gerações para se integrar na sociedade de maneira crítica e produtiva.
Assim, o foco da escola, sua razão de ser, e o sucesso do aluno, é medido pelo domínio de conteúdos, pela aquisição de habilidades, pela incorporação de valores no tempo previsto. Nesse processo de ensinar e aprender, vários fatores estão envolvidos: alunos, pais e comunidade. Há uma teia de relações entre essas pessoas em torno de parâmetros curriculares e de desempenho e elas ocorrem em um ambiente físico, como provisão dos materiais necessários para o desenvolvimento das atividades de ensino aprendizagem que, sem equacionadas e administradas, podem levar a uma maior qualidade dos resultados.
É aqui que se fundamenta e se objetiva esse projeto de Gestão Participativa e Democrática, na coordenação e articulação transparente de todas essas provisões humanas e materiais.
METAS
Para dar continuidade a atual Gestão, cujo trabalho tem sido realizado com dedicação e seriedade, tendo as seguintes propostas:


















































ESTRATÉGIAS
Ao tomarmos posse da direção do Colégio Estadual de Itauçu, eu e minha equipe, pretendemos realizar preliminarmente um encontro, com professores, funcionários,representantes de pais, alunos e o Conselho Escolar, para trocarmos idéias e trocarmos prioridades e metas. Tudo isso será feito, tendo como suporte os Parâmetros Curriculares e as metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Escolar – P.D.E.
Depois de termos, trocado idéias, prioridades e metas, juntamente com a coordenação pedagógica, elegermos equipes de professores e funcionários responsáveis pela articulação de cada atividade em suas respectivas áreas. A direção conjuntamente com a coordenação estará sempre dando suporte e monitorando os resultados.
Os professores de acordo com suas áreas e séries, depois de terem diagnosticado as dificuldades e desafios enfrentados no ensino aprendizagem, tendo já traçado idéias, definido prioridades e metas, juntamente com a coordenação pedagógica, passarão a elaborar juntos, reunidos ainda por área e série o PAPE, um pequeno projeto comum de ação conjunta. A finalidade deste é sanar as dificuldades e deficiências de aprendizagem dos alunos diagnosticadas anteriormente em reunião conjunta. Lembrando que esse pequeno projeto coletivo tem por foco o aluno visando resultados.
O diálogo com a comunidade, através do Conselho Escolar e com o sistema representado pela Secretaria Regional de Educação – S.R.E, será uma constante desta Gestão.
Para estarmos sempre discutindo, avaliando e reavaliando, propondo meios mais adequados de atingirmos a nossa meta em prol do aluno e de uma escola aberta, democrática e participativa.
Sendo este um “Projeto”, ele está aberto, pronto a ser alterado tendo em vista os imprevistos e as necessidades da comunidade escolar.
AVALIAÇÃO
Baseado na proposta inicial, de que a Escola é uma responsabilidade de todos sem deixar de destacar, o papel da Equipe Gestora, nós estaremos sempre avaliando os nossos desempenhos através dos espaços e ferramentas, digo: momentos coletivos, conselho escolar, reunião bimestral com os pais nas ocasiões de entregas de notas e boletins, e nos encontros e reuniões constantes entre a equipe gestora.
Cabe lembrar também, que bimestralmente, os professores em suas respectivas áreas e séries estarão reelaborando o projeto de Ação Pedagógica Específico (PAPE), ocasião oportuna para se avaliar o conjunto da escola.
CRONOGRAMA
Todas as estratégias e metas serão realizadas anualmente, porém serão revistas bimestralmente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GUIA DE ESTUDOS: CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES, Juiz de Fora: CAEd UFJF, 2011, volume único.
Nenhum comentário:
Postar um comentário