IDENTIFICAÇÃO
Nome do Candidato: Aldo Teodoro de Campos
Cargo: PIV
Matrícula Funcional: 64005311
Unidade Escolar: Colégio Estadual de Itauçu
Endereço: Rua 05 esq. c/ 10 nº 311 Setor Cruzeiro do Sul
Níveis de ensino: Fundamental (2º fase) e Médio
Localização: Urbana
APRESENTAÇÃO
Este projeto de Gestão Escolar, é fruto de anos de experiência como docente. Mas é também resultado de diversas sugestões recebidas dos alunos, pais, funcionários e colegas professores.
Apresentando a minha proposta de trabalho, procurei definir como clareza e precisão o que pretendo realizar durante o período de minha Gestão Escolar no Colégio Estadual de Itauçu. E para tal, um objetivo tem norteado este projeto de Gestão Escolar, que é a fundamentação das atividades técnico-pedagógicas e administrativas, dentro de uma ação verdadeiramente participativa, democrática, visando a melhoria e o desenvolvimento da escola como um espaço privilegiado de desenvolvimento integral do educando.
JUSTIFICATIVA
Este projeto de Gestão participativa, só se justifica tendo em vista, o engajamento de toda a comunidade escolar. Entende-se a comunidade de um ponto de vista mais amplo, como professores, funcionários da escola, alunos, pais de alunos e toda a sociedade civil organizada.
Será por assim dizer, um trabalho colegial, ou seja, de gestão verdadeiramente inclusiva e democrática.
OBJETIVOS
A escola é uma instituição que tem objetivos claramente definidos: preparar as novas gerações para se integrar na sociedade de maneira crítica e produtiva.
Assim, o foco da escola, sua razão de ser, e o sucesso do aluno, é medido pelo domínio de conteúdos, pela aquisição de habilidades, pela incorporação de valores no tempo previsto. Nesse processo de ensinar e aprender, vários fatores estão envolvidos: alunos, pais e comunidade. Há uma teia de relações entre essas pessoas em torno de parâmetros curriculares e de desempenho e elas ocorrem em um ambiente físico, como provisão dos materiais necessários para o desenvolvimento das atividades de ensino aprendizagem que, sem equacionadas e administradas, podem levar a uma maior qualidade dos resultados.
É aqui que se fundamenta e se objetiva esse projeto de Gestão Participativa e Democrática, na coordenação e articulação transparente de todas essas provisões humanas e materiais.
METAS
Para dar continuidade a atual Gestão, cujo trabalho tem sido realizado com dedicação e seriedade, tendo as seguintes propostas:
Melhorar o sucesso escolar ao nível de aprendizagem
Diminuir as taxas de evasão escolar
Diminuir as taxas de reprovação
Melhorar a disciplina e aprendizagem
Promover limpeza constante do exterior e interior da escola.
Incentivar novos talentos na música, teatro, dança, pintura, desenho, produção de texto, etc.
Acompanhar ação do PDE
Buscar parcerias para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem do educador e educando.
Motivar o trabalho do corpo docente e funcionários da escola incentivando a busca de aperfeiçoamento na sua área de trabalho.
Levar a oração e firmeza na crença em Deus Pai (não importando o credo religioso)
Apoiar e incentivar atividades nas datas comemorativas
Valorizar e apoiar as atividades de iniciativas ambientais e de preservação da natureza
Cobrar junto aos órgãos competentes, a quadra coberta para as aulas de Educação Física
Participar de eventos comemorativos de nossa cidade
Ter encontros com professores
Ter encontros com pais de alunos
Distribuir a carga horária procurando respeitar a formação específica de cada profissional
Fortalecer o processo de inclusão no colégio, dando apoio e acompanhando a sala de recursos, a professora de recursos e os professores de apoio;
Fazer a faxina geral nas dependências da unidade escolar quando houver necessidade
Manter a ordem, a disciplina e os valores cívicos e morais no Colégio
Cursos de formação para professores e funcionários da unidade escolar
Escolher representantes de turmas obedecendo a critérios de responsabilidade e disponibilidade
Divulgar o PDE e acompanhar as execuções das ações
Continuar as festividades como datas comemorativas (dia das mães, dos pais, do estudante, folclores, do professor...)
Promover eventos culturais
Formar grupos de acordo com as aptidões de cada um como teatro, dança, poesia, jogos, coral.
Ampliar as atividades da feira de Ciências
Reativar a horta do Colégio para melhorar ainda mais a merenda dos nossos alunos
Melhorar a jardinagem da escola
Continuar melhorando e modernizando a sala de informática
Adquirir uma fotocopiadora para o trabalho dos professores
Nas datas comemorativas de maior importância para o país, estado e escola serão envolvidos na articulação e preparação dos eventos, os profissionais das áreas específicas
Fortalecer a interação entre escola, comunidade e outras instituições religiosas políticas e sociais
Dar continuidade a melhoria da biblioteca
Lutar pela implantação do laboratório de línguas
Conscientizar os alunos sobre a importância da contribuição escolar
Apoiar as organizações estudantis e sua participação em toda a esfera da escola
Zelar e conscientizar os alunos sobre a importância de preservar o patrimônio material e cultural da escola
Incentivar a participação de alunos e professores aos concursos culturais dentro e fora da escola
Em parceria com os alunos, professores e patrocinadores, criar o Jornalzinho da Colégio
Manter em arquivo da escola, todas as normas coercitivas emanadas das autoridades superiores
Manter a recuperação paralela
Elaborar boletim informativo e gráfico de desempenho relacionado ao processo de avaliação e resultados.
Realizar conselhos de classe
Observar rigorosamente os momentos coletivos na escola como espaço de inteiração entre a escola e a comunidade
Em parceria com a Prefeitura e o Banco Itaú, promover palestras, passeatas e estandes sobre o dia Mundial do Meio Ambiente
Dar continuidade às festas Juninas, com meio de preservação do folclores e da religiosidade popular
Em parceria com a prefeitura, com os conselhos de segurança, tutelar e a maçonaria, realizar palestras contra o alcoolismo, o tabagismo, as drogas e as doenças sexualmente transmissíveis
Incentivar o esporte e lazer na escola, respaldando os trabalhos dos professores de Educação Física
Pedir via oficio, o apoio da segurança local, a presença de policiais no início e término das aulas no Colégio.
ESTRATÉGIAS
Ao tomarmos posse da direção do Colégio Estadual de Itauçu, eu e minha equipe, pretendemos realizar preliminarmente um encontro, com professores, funcionários,representantes de pais, alunos e o Conselho Escolar, para trocarmos idéias e trocarmos prioridades e metas. Tudo isso será feito, tendo como suporte os Parâmetros Curriculares e as metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Escolar – P.D.E.
Depois de termos, trocado idéias, prioridades e metas, juntamente com a coordenação pedagógica, elegermos equipes de professores e funcionários responsáveis pela articulação de cada atividade em suas respectivas áreas. A direção conjuntamente com a coordenação estará sempre dando suporte e monitorando os resultados.
Os professores de acordo com suas áreas e séries, depois de terem diagnosticado as dificuldades e desafios enfrentados no ensino aprendizagem, tendo já traçado idéias, definido prioridades e metas, juntamente com a coordenação pedagógica, passarão a elaborar juntos, reunidos ainda por área e série o PAPE, um pequeno projeto comum de ação conjunta. A finalidade deste é sanar as dificuldades e deficiências de aprendizagem dos alunos diagnosticadas anteriormente em reunião conjunta. Lembrando que esse pequeno projeto coletivo tem por foco o aluno visando resultados.
O diálogo com a comunidade, através do Conselho Escolar e com o sistema representado pela Secretaria Regional de Educação – S.R.E, será uma constante desta Gestão.
Para estarmos sempre discutindo, avaliando e reavaliando, propondo meios mais adequados de atingirmos a nossa meta em prol do aluno e de uma escola aberta, democrática e participativa.
Sendo este um “Projeto”, ele está aberto, pronto a ser alterado tendo em vista os imprevistos e as necessidades da comunidade escolar.
AVALIAÇÃO
Baseado na proposta inicial, de que a Escola é uma responsabilidade de todos sem deixar de destacar, o papel da Equipe Gestora, nós estaremos sempre avaliando os nossos desempenhos através dos espaços e ferramentas, digo: momentos coletivos, conselho escolar, reunião bimestral com os pais nas ocasiões de entregas de notas e boletins, e nos encontros e reuniões constantes entre a equipe gestora.
Cabe lembrar também, que bimestralmente, os professores em suas respectivas áreas e séries estarão reelaborando o projeto de Ação Pedagógica Específico (PAPE), ocasião oportuna para se avaliar o conjunto da escola.
CRONOGRAMA
Todas as estratégias e metas serão realizadas anualmente, porém serão revistas bimestralmente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GUIA DE ESTUDOS: CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES, Juiz de Fora: CAEd UFJF, 2011, volume único.
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